Pages

terça-feira, 3 de julho de 2012

IURD: 35

IURD: 35 anos de sacrifícios e uso da fé inteligente



Rio de Janeiro, 9 de Julho de 1977, coreto do Jardim do Méier, um lugar bem conhecido na zona norte do Rio. Exatamente neste dia e local iniciou-se oficialmente o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus. Dirigido pelo Espírito de Deus e revestido de uma fé firme, o bispo Edir Macedo, na época, sem condições de alugar um imóvel, iniciou ali mesmo, na praça, as suas primeiras reuniões evangelísticas.
Tempos depois, o local usado como uma antiga funerária deixou de receber a morte para passar vida, quando a primeira igreja foi aberta no local, no bairro da abolição. Nos primeiros anos, o número de pessoas cresceu e logo foi necessário mudar para um imóvel maior. Assim, foi alugada uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana, que aquela altura parecia ser o local ideal para a obra. O galpão se tornou o grande templo da Abolição, com capacidade inicial para 1,5 mil fiéis. 

Mas logo foi preciso ampliar a capacidade para duas mil pessoas.
Quando o então pastor Edir Macedo alugou o galpão, alguns pastores que trabalhavam com ele consideraram o gesto uma loucura, já que o aluguel era muito caro. Essa ousadia, entretanto, contribuiu para fazer da IURD o que ela é hoje: uma Igreja que não para de crescer. A seriedade e o compromisso com o Evangelho deram lugar a uma igreja que estimula a fé inteligente dos fiéis e faz com que eles conquistem bênçãos por si próprios. Mesmo encontrando no caminho pedras e tribulações, a Igreja nunca desistiu de seu objetivo: levar a Palavra de Deus aos carentes e desesperados.

IURD no Brasil

Já nas pregações, realizadas desde o coreto do Méier, o pastor Macedo costumava dizer que a Igreja Universal tinha por meta pregar o Evangelho aos quatro cantos do mundo e, para isso, ele tinha que pensar grande e usar a fé. Fruto desta certeza, em um curto espaço de tempo, a IURD foi crescendo e alcançando outros estados brasileiros, como: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros. Atualmente, está em todos os estados do País. 



Pelos quatro cantos da Terra

A primeira IURD no exterior foi fundada, nos Estados Unidos, em 1980, em Mount Vermont, no estado de Nova Iorque. A "Universal Church", como é chamada, foi só o primeiro passo, pouco depois outros bairros nova-iorquinos, como Manhattan e Brooklin, viram o poder de Deus, que também chegou a pessoas de outras cidades e estados norte-americanos.
Desde a primeira igreja nos EUA, pisar em solo estrangeiro é um compromisso. A partir de então, a IURD conquistou e vem conquistando outros países da América, da Europa, da Ásia e da África. Alguns políticos e instituições religiosas apresentaram vários obstáculos para a realização desta obra. Todavia, nada fez a IURD esmorecer.


Obras sociais

As ações sociais que a Igreja Universal realiza em todos os lugares do mundo têm sido de grande valia às populações. Sejam em hospitais, presídios, asilos ou comunidades carentes, a IURD acredita que, através do apoio material e, principalmente, da Palavra de Deus, é possível salvar vidas perdidas.
Desta forma, não apenas no Brasil, mas em cada canto do mundo, bispos, pastores, obreiros e membros se mobilizam, por meio de grupos como "A Gente da Comunidade", "Evangelização", "Força Jovem", "E.B.I", "Obreiros", "Sisterhood", "Mulher V", "Raabe", entre outros, para ajudar ao próximo, conforme ensina as Sagradas Escrituras. (Veja galeria de fotos antigas)


Comunicação

Para  ajudar a alicerçar este crescimento, o uso das tecnologias da informação é fundamental, tanto no Brasil quanto no exterior. As mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais recebem cada vez mais destaque dentro da IURD, como por exemplo a IURD TV,  pois, por meio delas, a Palavra de Deus chega a países que ainda não permitem a entrada do trabalho missionário e também colabora para deixar os fiéis por dentro dos propósitos e reuniões de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...